quarta-feira, 30 de junho de 2010

A bolinha

Que tarde de sábado gostosa. Amigos em volta, papo, um churrasquinho pra acalmar a fome e a costumeira cerveja gelada pra aplacar a sede e molhar a conversa. As crianças se divertindo com os estranhos desenhos animados que a tv despejava diante de seus crédulos e fixados olhares.
-Olha tio! – me diz um deles – ganhei esta bolinha, não é linda? – e em frente a meus olhos aquela mãozinha me mostrava uma colorida e brilhante bola de gude. Lembrei dos tempos em que tinha uma coleção delas, todas as cores. Jogava búlica, mata-mata, era divertido.
-Olha tio, vou brincar com a bolinha. E lá se foi pro quintal, todo contente, bolinha na mão. Mal sabendo que carregava em sua mão uma cultura infantil milenar.
Li uma vez que bolinhas de gude feitas de pedras semipreciosas foram encontradas em um túmulo de uma criança egípcia, datado em 3000 aC. Portanto é cultura antiga que sobrevive aos anos, embora sendo aos poucos esquecidas, soterradas por uma cultura de tecnologia avançada de vídeo games onde a infância vai aos poucos perdendo seu espaço.
E fiquei absorto, me lembrando de minha infância distante quando o suave transe em que flutuava foi quebrado com uma voz infantil me dizendo:
-Tio, perdi minha bolinha.
De volta ao mundo real, simpatizando com o menino e sua expressão triste, fui tentar, em vão, encontrar a bolinha.
Após algum tempo desistimos e ele se absorveu novamente nos estranhos desenhos animados da televisão. Voltei ao gostoso papo que antes levava.
E assim a noite terminou, os amigos foram embora e eu fui dormir, contente pela companhia que tive e da boa conversa trocada com os amigos que em minha casa vieram.
No dia seguinte, estava eu andando pelo quintal, quando do nada, pisei em algo que fez meu pé se projetar para frente e me senti elevado no ar. Um sentido de total leveza, em queda livre e o que vinha em minha mente era só aquela carinha com um sorriso de dentes crescendo, dizendo – “Tio, perdi minha bolinha”. Eu tinha acabado de achar a bendita bolinha.

Um comentário:

  1. Você já tem um ótimo motivo para fazer o próximo churrasco. Devolver a bolinha de gude!!!

    ResponderExcluir